DIADEMA


 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 

Esta unidade escolar é mantida pelo poder público Estadual e administrada pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está situada à Rua Pedro José de Resende, 300, Piraporinha - Diadema, antigo Jardim Padre Anchieta, CEP 09851-280, área jurisdicionada à Diretoria de Ensino de Diadema – A Escola foi criada pelo Decreto 38.531 de 29/04/1994, DOE de 30/04/1994 pág. 06 e Resolução SE 25/95 de 14/02/1195 que instala o 2º Grau nesta Unidade Escolar - Código da FDE 108155 convênio 6490 – Código CIE 921130 – UA 18445, com base nos dispositivos constitucionais vigentes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDBEN nº 9.394/96), no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e no Currículo Paulista, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas e, reger-se-á por Regimento próprio que foi elaborado pela Unidade Escolar.

I - Ensino fundamental – Anos Finais - 6ºs Anos (turno da tarde); 7ºs Anos (turno da tarde); 8ºs Anos (turnos manhã e tarde) e 9ºs Anos (turno da manhã)

II - Ensino Médio – 1ªs séries (turnos manhã e noite); 2ªs e 3ªs séries (turno noturno)

III- Educação Especial - Sala de Recursos para alunos com Deficiência Intelectual (turnos manhã e tarde).

Os níveis de cursos e modalidades de ensino ministrado pela escola estarão identificados em local visível para conhecimento da comunidade.

Além dos componentes curriculares da Base Nacional Comum, oferta-se atividades educativas alinhadas às vocações, desejos e realidades dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por meio dos componentes curriculares do Programa “Inova Educação”, a saber:

I – Eletivas;

II – Projeto de Vida;

III – Tecnologia e Inovação.


                         OBJETIVOS EDUCACIONAIS

 


 

Símbolo de Vitória

 
Um importante aspecto dentro da linha de trabalho adotada pela escola é a intensa participação da comunidade local, que sempre demonstrou grande orgulho pela construção da escola.
 Foi através de mobilizações e esforços da população que a escola foi erguida, tornando-se símbolo de vitória para estes moradores que nutrem sentimento de pertencimento pela escola. Além disso, o prédio representa um patrimônio paisagístico para Diadema, pois foi projetado pelo renomado arquiteto Ruy Otake.
 Um projeto arquitetônico que consegue ser moderno e funcional ao mesmo tempo em que traz características que ajudam a embelezar a paisagem do bairro.
A escola conta com colaboração e compartilhamento de responsabilidades de todos os seguimentos da comunidade escolar: dirigente regional, supervisor de ensino, diretor de escola, vice-diretores, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos. Todo esse grupo se esforça para melhorar o seu desempenho, cientes da responsabilidade individual e coletiva no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, superando as dificuldades, transpondo obstáculos que atrapalham o alcance dos objetivos comuns, caminhando além do esperado, para que a escola possa de forma democrática expandir sua competência, eficiência e eficácia.